Pitching Forum

O FEST — Pitching Forum é uma competição internacional de projetos cinematográficos e evento internacional de financiamento e coprodução. Foca-se em proporcionar oportunidades de desenvolvimento, apoio, financiamento e coproduções de projetos cinematográficos.

 

O fórum está dividido em quatro categorias:

  • FEATURE GEMS: Projetos de longas-metragens (mínimo de 55 minutos), em fase inicial de desenvolvimento, à procura de financiamento ou coproduções internacionais;
  • WORK IN PROGRESS: Projetos de longas-metragens (mínimo de 55 minutos), em pós-produção, à procura de financiamento ou serviços de pós-produção;
  • MAKE IT SHORT: Projetos de curtas-metragens (máximo de 55 minutos), em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção;
  • SÉRIES: Projetos de séries em qualquer fase de desenvolvimento, desde o conceito à pós-produção, à procura de financiamento, coproduções internacionais ou serviços de pós-produção.

 

No total, serão selecionados 24 projetos. Os finalistas irão apresentar o seu projeto a decision-makers internacionais da indústria do cinema: produtores, investidores, gestores de fundos, vendas, distribuidores e programadores de festivais, para terem a oportunidade de ganhar algum dos prémios, receber feedback e participar em reuniões pessoais. Também terão acesso a sessões de treino, lecionadas por peritos mundialmente reconhecidos, que os irão guiar e aconselhar de forma a prepararem a sua apresentação até à perfeição.

 

DATAS

O Pitching Forum é dividido em duas fases:

  • As sessões de treino decorrerão exclusivamente de forma presencial de 25 a 27 de Junho de 2024 (exclusivamente para os representantes dos projetos selecionados), em Espinho, Portugal.
  • As sessões finais de pitch decorrerão nos dias 28 e 29 de Junho de 2024, presencialmente (em Espinho, Portugal) e online.

As apresentações finais serão transmitidas online para uma audiência de profissionais da indústria. Este novo formato permitirá a presença de um painel mais alargado de peritos, assim como uma audiência mundial, aumentando as possibilidades dos projetos serem vistos por especialistas importantes que, de outra forma, não poderiam viajar até Espinho para o evento físico.

 

SESSÕES DE TREINO

Antes das apresentações finais, os participantes terão a oportunidade de participar nas sessões de treino. O treino consiste num workshop de três dias focado no desenvolvimento do pitch, liderado por dois tutores de renome que ajudarão os finalistas a adquirir as ferramentas necessárias para a sua apresentação final.

A preparação para um evento deste género é muito importante, por isso o Pitching Forum oferece a cada projeto selecionado, a oportunidade de participar neste treino exclusivo de pitching.

Os nossos tutores vão preparar os nossos participantes, individualmente ou em equipas de dois, para fazerem o melhor pitch possível. Queremos que sejam capazes de falar a mesma linguagem de um produtor ou um financiador, garantindo assim que o seu projeto tenha sucesso.

Embora este treino não seja obrigatório, é uma importante mais valia, que pode ajudar a tornar um bom projeto, num bom filme.

 

SESSÕES FINAIS DE PITCH

Cada representante de projeto terá 5 minutos para apresentar o seu projeto ao nosso júri e a um painel de peritos internacionais, incluindo produtores, distribuidores e investidores, todos à procura de novos projetos para apoiar. Cada pitch será seguido por uma sessão de 5 minutos de Q&A, entre o participante, o júri e o painel.

Os prémios serão decididos pelo júri após os pitches terminarem e os vencedores serão anunciados durante o evento.

Os participantes também terão oportunidade de participar em reuniões individuais e privadas com o júri do Pitching Forum e com os experts presentes no evento para obterem um feedback e um aconselhamento, de forma a melhorar, significativamente, o seu projeto para os próximos anos.

 

PRÉMIOS

Os projetos selecionados apresentarão o seu projeto aos decision-makers internacionais da indústria do cinema e terão a oportunidade de competir por alguns prémios muito especiais. Cada categoria tem os seus próprios prémios que serão anunciados em breve.

 

JÚRI

Os membros do júri serão revelados mais perto do evento.

 

EXPERTS

Além dos prémios, a lição mais valiosa do Pitching Forum será, sem dúvida, o feedback e a interação com os experts que participarão do evento durante os dois dias.

O painel da indústria é composto por produtores, distribuidores e project developers com experiência na indústria cinematográfica, desde televisão, documentário e ficção. Cada membro do painel pode selecionar projetos que gostariam de desenvolver, mentorar, financiar ou produzir.

Mesmo que o projeto não ganhe nenhum dos prémios ou não seja selecionado individualmente por nenhum dos experts, ainda existe algo extremamente valioso que levará para casa: o feedback de alguns dos profissionais de maior renome internacional da indústria.

Os membros do painel estarão disponíveis para ter reuniões individuais com os representantes dos projetos que lhes interessaram.

 

PROFESSIONAL AUDIENCE

O Pitching Forum estará disponível para audiência especializada através de plataformas streaming. Para se juntar ao streaming do evento terá de se registar.

A audiência profissional terá a oportunidade de marcar reuniões individuais com os participantes.

 

REGISTRATION FORM

A registration form será disponibilizada mais perto do festival.

PROJETOS SELECIONADOS

O período de candidatura de projetos para a 13.ª edição do Pitching Forum estende-se até 4 de Abril de 2024! Os projetos selecionados serão anunciados até 31 de Maio de 2024.

 

SUBMETER PROJETO

 

Pode consultar as nossas Regras e Regulamento aqui.

 

PAST EXPERTS

Aqui ficam alguns experts que se juntaram ao nosso painel no passado:

Finola Dwyer: Produtora de Cinema e Televisão nomeada para Óscar e vencedora dos BAFTA, e diretora da Wildgaze films. Produziu "Brooklyn", "An Education" e "Severance";

Michael Katz: Produtor que trabalha regularmente com Michael Haneke, que produziu o filme “The White Ribbon and Amour”;

Tim Corrie: Fundador da United Agents e vice-presidente dos BATFA;

Gareth Wiley: Produtor do filme de Woody Allen “Match Point” e “Vicky Cristina Barcelona”;

Angela Bosch: Assessora nos campos de promoção, distribuição e coprodução para a indústria audiovisual espanhola;

Paulo Trancoso: Coprodutor de “Queen Margot” e “Night Train to Lisbon”, da produtora Costa do Castelo Filmes;

Cynthia Hargrave: Produtora do “Bottle Rocket”, a primeira longa-metragem de Wes Anderson;

Jarle Björknes: Do fundo de cinema norueguês Filmkraft;

Luís Ismael: Da produtora portuguesa Lightbox;

Chadi Zeneddine: Programador do Doha Film Institute;

Nuno Beato: Da produtora portuguesa Sardinha em Lata;

Scandar Copti: Realizador do filme “Ajami”;

Irena Taskovski: Representante da distribuidora e worldsales Taskovski Films;

Tamara González: Da produtora Portuguesa Papaveronoir Filmes.

 

FEEDBACK DE PARTICIPANTES ANTERIORES

“A sessão do Pitching Forum foi uma oportunidade fantástica de perceber aquilo a que os decision-makers da indústria prestam atenção. Para conhecer as armadilhas e os trunfos de um pitch, este é um festival indispensável.”

Julien Kerknawi, A Broken Man

 

“Apresentar este projeto no FEST – Pitching Forum foi a chave para nós próprios entendermos em que direção queríamos levar este projeto. Foi também no FEST que conhecemos alguns dos elementos-chave da nossa equipa.”

Daniel Fawcett, The Kingdom of Shadows

 

“Tim (Corrie) é incrível! Ter um membro da indústria cinematográfica inglesa tão importante a acreditar no meu trabalho deu-me a confiança que eu precisava para avançar.”

Nikolai Galitzine, Wickham 

 

"Os dias que passei no Pitching Forum foram muito intensos e muito úteis. Num período muito condensado de tempo, aprendi a ficar mais próxima do meu projeto e projetá-lo através de uma sala cheia de profissionais e potencial audiência."

Franziska Margarete Hoennisch (Vencedora da edição de 2017)

 

ADQUIRA AQUI A SUA ACREDITAÇÃO