Brillante Mendonza

Masterclasse Training Ground

Realizador

Kinatay (Cannes Best Director) | Taklub | Ma' Rosa | Captive (Golden Bear Winner) | Serbis

Brillante Mendoza é um realizador e produtor filipino. Os seus filmes competiram e venceram nos três principais festivais internacionais de cinema — o Festival de Cannes, o Festival de Veneza e o Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em Berlim, Tirador (2007) venceu o Prémio Caligari; em Veneza, Lola (2009) foi nomeado para o cobiçado Leão de Ouro, e Thy Womb (2012) venceu o Prémio La Navicella Venezia Cinema e o Prémio Bisato d’Oro. Foi o primeiro filipino a receber o prémio de Melhor Realizador em Cannes, com o filme Kinatay, em 2009. Jaclyn Jose venceu o prémio de Melhor Atriz em Cannes pelo filme Ma’ Rosa, em 2016 — a primeira vez que tal prémio foi atribuído a um artista das Filipinas e do Sudeste Asiático.

Foi também o primeiro filipino a receber a distinção francesa "Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres" (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras), em 2014.

Durante mais de 10 anos, Mendoza trabalhou como um dos mais requisitados diretores artísticos freelancers em publicidade, colaborando com empresas multinacionais e locais como a Unilever, P&G, McDonald’s, Jollibee, PLDT, Globe, entre outras. Após essa fase, realizou a sua primeira longa-metragem, Masahista, que venceu o Leopardo de Ouro (competição de vídeo) no Festival de Cinema de Locarno, em 2005. Desde então, as suas obras receberam diversos prémios e nomeações noutros festivais de topo a nível mundial. É o único realizador filipino a ter tido uma exposição no Museu Metropolitano de Manila, em 2016, sendo considerado o primeiro cineasta filipino e asiático vivo a ter retrospectivas dedicadas em várias cidades europeias, países escandinavos, América Latina, América do Norte e Ásia. Mendoza está atualmente classificado como o 97.º realizador de cinema mais premiado do mundo.

Alguns dos seus filmes em competição mais memoráveis incluem Motherland (2024), Moro (2023), Feast (2022), Gensan Punch (2021), Mindanao (2019), Alpha: The Right to Kill (2018), Trap (2015), Captive (2012) e Service (2008). Mindanao recebeu os prémios de Melhor Contributo Artístico e Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema do Cairo, enquanto Alpha: The Right to Kill venceu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, em 2018. Ma’ Rosa, Mindanao e Verdict (2019), que ele produziu, foram submetidos como candidaturas das Filipinas à categoria de Melhor Filme Internacional nos Óscares. Trap venceu o Prémio do Júri Ecuménico em Cannes, em 2015, e Service foi o primeiro filme filipino em 28 anos a competir pela Palma de Ouro. Mendoza criou Amo (2018), o primeiro drama policial filipino disponível na Netflix. Gensan Punch, que venceu o Prémio Kim Ji Seok no Festival Internacional de Cinema de Busan, está disponível na HBO, e Resbak (2021) pode ser visto no Prime Video. Feast e Moro também estão disponíveis na Netflix.

Como os seus trabalhos têm representado com sucesso as Filipinas, Mendoza tem igualmente partilhado os seus conhecimentos e experiência a nível global, servindo regularmente como jurado e presidente de júri em diversos festivais de cinema em países como Japão, Rússia, Suíça, Egito, China, França, Malásia, Singapura, Índia, Bélgica, entre outros. Foi presidente do júri no Festival Internacional de Cinema de Tóquio e no Festival Internacional de Cinema da Malásia em 2018, jurado no 38.º Festival Internacional de Cinema Fajr do Irão (2020) e presidente do júri no 43.º Festival Internacional de Cinema de Moscovo (2021). Em 2024, liderou também o júri do Festival Internacional de Cinema de Autor de Rabat, em Marrocos, bem como o Cinema at Sea - Okinawa Pan-Pacific International Film Festival, no início de 2025.

As obras de Mendoza focam-se principalmente em questões sociais e têm como objetivo destacar e promover ativamente as histórias e a cultura filipinas a nível internacional. Há quase duas décadas — e até hoje — Mendoza tem sido um grande apoiante de jovens cineastas filipinos e defensor da literacia cinematográfica nas Filipinas. Fundou uma fundação de cinema, criou um festival de cinema e tem conduzido ininterruptamente workshops de realização cinematográfica, em colaboração com entidades governamentais e instituições de ensino em todo o país — esforços que conseguiram mudar perspetivas, inspirar e formar uma nova geração de artistas altamente qualificados.